h1

Quando a ENECOS fala por mim

28 de janeiro de 2013

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA ENECOS AOS FAMILIARES E AMIGOS DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Estamos em choque. Abalados/abaladas por uma noite que para sempre marcará as lembranças, os corações e as histórias de todos/as que de alguma forma se sentiram tocados/as. “Com o passar do tempo fui apagando fronteiras, e cada vez mais me sinto mais livre dos mapas do mundo e do tempo”, este sentimento expresso pelo escritor Eduardo Galeano pode ser experimentado a cada instante. Inclusive em toda a tristeza e comoção despertadas na madrugada deste 27 de janeiro de 2013. Um domingo que se manterá por muito como símbolo de uma tragédia.

Sem fronteiras, a dor que se iniciou em Santa Maria-RS tomou conta de diversos lares, espalhados e unidos lares e famílias iguais aos da cidade gaúcha. Os sentimentos não se limitaram. Não se resguardam em restrições geográficas ou de laços. A ajuda tampouco pode. É preciso agir para se minimizar ao máximo o peso do momento para as famílias, e também para que momentos assim não voltem a se repetir.

Dessa forma, a dimensão do ocorrido e sua transformação em informações gerais numéricas, devem servir para se encaminhar corretamente as respostas e propostas a seu espaço. Nunca para limitar-se “apenas” em seu impacto. Centenas de jovens perderam sua vida. Centenas de famílias não serão mais as mesmas. As lágrimas deixarão marcas em cada pele e alma afetada pela tragédia.

Apregoar números nas costas das pessoas traz em si uma desumanização inerente. Assim, mesmo numa dor tão compartilhada e coletivizada em cada tempo e espaço, faz-se necessário que a história de cada indivíduo não se perca perante a multidão. O drama mais fiel é carregado pelo peso da perda de cada vítima. Ninguém pode ser somente “mais um”, ao risco de transformarmos cada pessoa e sentimento em meros passageiros vendidos a dados.

Nomes e trajetórias não podem se resumir a 1, 2, 3… Entendemos que o levantamento geral do ocorrido deve servir para orientar perguntas, não esconder respostas. E algo tão assustador e chocante não pode se limitar em “mais um”. Enquanto a solidariedade e a indignação se esbarrar no próprio limite do impacto, continuarão a se repetir como uma história que só tem “finais”, trágicos, porém, infinitos. Sem se identificar verdadeiramente com as vítimas logo amanhece um “novo dia”, que se fechará com novas mortes, sentimentos e esquecimentos.

Como num espelho, é preciso que enxerguemos e que sintamo-nos presentes, parte e reflexo da história reproduzida. Assim, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS lamenta profundamente o ocorrido e, em referência a todas as famílias, se entristece e identifica com cada um(a) da vítimas através da Allana Willers e do Emerson Cardozo, graduandos de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria.

Toda solidariedade e boas energias às famílias!

Janeiro de 2013,
Coordenação Nacional da Enecos

 

Retirado de enecos.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Grupo Ecosol

Grupo de Pesquisa em Economia Solidária

Das Lutas

Coletivo

[PONTO DE PAUTA] para o livre debate.

Destina-se a abordar criticamente acontecimentos relacionados à política, à economia e à cultura no Brasil, na Amazônia e no Pará em contraponto com a visão editorial conservadora dos chamados grandes órgãos de comunicação.

Ginecosofía

Sabiduría Ancestral de las Mujeres

CINE CCBEU

Em fase de treinamento.

Cine Líbero Luxardo

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

CINE OLYMPIA

Em fase de treinamento.

Centro Cultural SESC Boulevard

Em fase de treinamento.

BLOG DO BARATA

Em fase de treinamento.

Site da Enecos

Em fase de treinamento.

Xingu Vivo

Em fase de treinamento.

Hupomnemata

Em fase de treinamento.

Manuel Dutra

Em fase de treinamento.

%d blogueiros gostam disto: