h1

Meu velhão

15 de abril de 2012

Em 2007 me apaixonei por um vovô de 95 anos: o Cine Olympia.

Depois dele ter virado um espaço municipal, criei o hábito de ir ao Olympia sempre no pós -manhãs-de-domingo na-praça-da-república ou no final de minhas caminhadas despretenciosas pela cidade.

O curioso é que hoje eu consigo perceber que o que me atraía no Olympia nem era tanto a programação de cinema gratuito – sou rata de todas elas – mas sim a esfera do lugar, aquela impressão quase desconfortável de que ali faltava qualquer coisa que eu não sabia descrever, um mistério que me intrigava cada vez mais a cada visita…

Foi quando em 2007 participei da monitoria do evento “O pará nas ondas do rádio”, que aconteceu na sala de cinema do Olympia. Bastaram alguns dias para eu perceber a organicidade daquele espaço. Quanta vida por ali circulava, quanta arte, quantas histórias sussurrada por suas paredes, seu hall de entrada, suas cortinas pesadas, suas largas cadeiras vermelhas, seu piso irregular e seus discretos adornos que nos indicavam seu passado elegante e seu presente de sobrevivência…

Não tinha mais jeito: estava apaixonada pelo velho Olympia.  Não parei mais de visitá-lo e procurei cada vez mais saber de sua história.

“Ele está prestes a completar 100 anos e seria legal que a faculdade de comunicação nos ajudasse na programação de comemoração”, disse dona Nazaré, a senhora que dirige esse espaço com muito carinho e dedicação.

Ei fiquei viajando nessas palavras. Um grande sonho enquanto estive na militância da comunicaçãoo social era construir uma semana pela democratização da comunicação nas dependências do Olympia. Infelizmente (ainda?) não deu certo.

Aí esse ano, que susto eu levei quando recebi um e-mail com a programação de exibições do CENTENÁRIO do cine Olympia!

Deus, como o tempo correu!

Fiquei feliz de ver que havia uma programação muito bem elaborada para comemorar seus 100 anos, seu Olympia. Um pouco triste por não estar nessa construção como planejei tempos atrás, mas estou prestigiando seu centenário como posso. Semana passada fui ver King Kong, o de 1933, muito melhor que esse novo que fizeram.

Mas mais feliz ainda eu fiquei quando vi a programação do “Seminário 100 anos do cinema Olympia“, promovido pela faculdade de cinema da ufpa e pela fumbel, que você pode ver aqui e se inscrever ATÉ TERÇA (17)  aqui.

Eu já me inscrevi e confesso estar ansiosa pelos debates e pelo que virá a partir deles.

Porque pra mim o Olympia não é só uma sala de exibição: é a história do cinema na e da minha cidade, fundido com minha história pessoal.

Também me sinto um pedacinho desse centenário e fico feliz em poder participar dessas comemorações, de verdade.

O cinema mais antigo em funcionamento do Brasil, heim, velhão?

São tempos difíceis para tal façanha…

Vida longa ao cine Olympia!

Deixe um comentário

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Grupo Ecosol

Grupo de Pesquisa em Economia Solidária

Das Lutas

Coletivo

[PONTO DE PAUTA] para o livre debate.

Destina-se a abordar criticamente acontecimentos relacionados à política, à economia e à cultura no Brasil, na Amazônia e no Pará em contraponto com a visão editorial conservadora dos chamados grandes órgãos de comunicação.

Ginecosofía

Sabiduría Ancestral de las Mujeres

CINE CCBEU

Em fase de treinamento.

Cine Líbero Luxardo

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

CINE OLYMPIA

Em fase de treinamento.

Centro Cultural SESC Boulevard

Em fase de treinamento.

BLOG DO BARATA

Em fase de treinamento.

Site da Enecos

Em fase de treinamento.

Xingu Vivo

Em fase de treinamento.

Hupomnemata

Em fase de treinamento.

Manuel Dutra

Em fase de treinamento.

