h1

Carta ao Pai

8 de janeiro de 2012

Sou fissurada no Kafka, e o que me liga tão fortemente a ele é a tremenda identificação que tenho com sua visão de mundo, que ele consegue imprimir em suas obras com muita genialidade.

O Kafka dialoga com meu lado melancólico, enfadonho, seco, rude e visceral de um jeito que as vezes fico me perguntando se não poderia ser eu escrevendo aquilo tudo. Suas metáforas para descrever o mundo em que vive são de uma criatividade perturbadora, como a minha, por vezes, é. E esse sentimento de eterna clausura em uma sociedade que o reduz a um inseto gigante, cara, simplesmente me traduz.

 

 

Na adolescência, quando li “Carta ao pai”, o livro que traz a carta que Kafka escreveu para seu pai aos 36 anos, desaguando todas as angústias acumuladas no relacionamento entre eles, imediatamente me identifiquei com a temática que à primeira vista é abordada no livro.

Eu fui uma adolescente que viveu sob a sombra da figura paterna, não tão fortemente nem de maneira tão negativa como o autor, mas é inegável o peso de meu pai em minha formação.

Hoje, olhando mais profundamente para obra e com outra leitura de mundo, fico encantada como Kafka traduz em seu microcosmo familiar os dramas de uma sociedade patriarcal, que oprime dia após dia os apetites e desejos de seus filhos, enquadrando-os em molduras hierárquicas que insistem em ser imutáveis. Uma sociedade que poda suas possibilidades de livre pensar e agir e o submete às formas arcaicas de sobrevivência, julgando-as adequadas e prósperas.

Ontem fui assistir à peça “Pai e Filho”, da Pequena Companhia de Teatro, que materializou com primazia essa percepção ao adaptar a obra de Kafka para os palcos. Os atores encenaram um diálogo caloroso entre um pai opressor e um filho submisso, assustado, frágil, que teve sua vida costurada de acordo com o modelo pensado pelo pai. Ele resolve compartilhar suas mágoas com o genitor, que o rebate duramente e não aceita as avalições do filho.

O cenário e figurino são de uma rusticidade ultra criativa, onde os pontos das costuras nos objetos e nas roupas se destacam, ajudando a fortalecer a ideia de tecitura de um diálogo difícil.

Achei esse formato de diálogo interessante, porque na real, o pai de Kafka nunca leu a carta que lhe foi destinada.

A peça fez jus à obra do Kafka, sem dúvida. E foi no espaço Cuíra, um teatro localizado beeeem na zona de prostíbulos da cidade, que eu tava doida pra conhecer.

Um programão pra começar bem o ano. Deu vontade de reler os livros do Kafka que tenho e estão rolando aqui em casa.

Vou colocá-los na minha bibliografia para treinamento de heroína. =p

Hasta!

Deixe um comentário

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Grupo Ecosol

Grupo de Pesquisa em Economia Solidária

Das Lutas

Coletivo

[PONTO DE PAUTA] para o livre debate.

Destina-se a abordar criticamente acontecimentos relacionados à política, à economia e à cultura no Brasil, na Amazônia e no Pará em contraponto com a visão editorial conservadora dos chamados grandes órgãos de comunicação.

Ginecosofía

Sabiduría Ancestral de las Mujeres

CINE CCBEU

Em fase de treinamento.

Cine Líbero Luxardo

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

CINE OLYMPIA

Em fase de treinamento.

Centro Cultural SESC Boulevard

Em fase de treinamento.

BLOG DO BARATA

Em fase de treinamento.

Site da Enecos

Em fase de treinamento.

Xingu Vivo

Em fase de treinamento.

Hupomnemata

Em fase de treinamento.

Manuel Dutra

Em fase de treinamento.

