h1

Desafio final.

7 de julho de 2011

Nessa jornada de heroína, o desafio final tem nome e até sigla: Trabalho de conclusão de curso, vulgo TCC.

Foram muitas neuras, crises, vacilos e vai-não-vai, mas aí, ó, taí a proposta:

“A representação do sagrado na reformulação dos heróis dos quadrinhos adultos: uma análise da HQ Preacher”

é isso

Ou mais ou menos isso

É que nas aulas de metodologia com a professora peruana, das coisas úteis que entendi na lingua dela ( um dia entendi ela falando “não sei o quê da cabeça dinossauro”, mas óbvio que não era isso, hehe, ri que só), aprendi que o título é a última coisa que a gente dá ao trabalho. Faz todo sentido. O meu já mudou de nome umas 7 vezes, e com certeza ainda mudará.

Mas o meu objeto de estudo é esse e ponto final: Preacher.

“A história em quadrinhos, ao narrar episódios da vida conturbada do Ex-Reverendo Jesse Custer ao lado de seus parceiros Tulipa e Cassidy, aborda temáticas religiosas e sociais sem fazer cerimônias: com uma linguagem nada formal e uma estética perturbadora, os personagens de Garth Ennis e Steve Dillon estão no encalço de Deus para tomar satisfações sobre o fato Dele ter abandonado a humanidade à própria sorte.

Nessa jornada, os aventureiros se deparam com humanos insólitos que vivem os mais bizarros dramas sociais e com seres celestiais grotescos que, estando ou não a serviço de Deus, agem de formas escusas para proteger o reino dos céus.”

(isso aí tá escrito no meu projeto, não vale colar, ou cola e me dá o papo)

Minha tarefa é analisar como a representação de elementos sagrados foram inseridas das histórias em quadrinhos voltadas para adultos a partir da década de 80.

Ou seja: como bem definimos em uma roda de gente muito doida, esse TCC é uma viagem!

Meu Guru dos quadrinhos, o Diego-que-escreve-pro-100grana me apresentou Preacher em 2006 eu pirei. Foi o primeiro quadrinho adulto que eu li. Depois daí, já era.

Desde que comecei lá na comunicação, minhas pesquisas sempre giraram em torno disso. Meu primeiro artigo era uma onda assim. Todo mal feito, mas já falava de alegorias religiosas e tal, tendo Umberto Eco como base. HEHE.

Daí eu fui que fui e não teve jeito: Taí meu projeto, aprovado pela peruana e aceito pela minha orientadora, com direito a um sorriso na cara. =]

Agora é ler, anotar, rascunhar, formular, escrever.

Dureza, heim?

Mas olha pra esse negócio aqui e me diz se não dá água na boca, man:

Representação de família, por Garth Ennis e Steve Dillon.

Quem tiver a fim de ler a história ou saber mais, sinalize. Vão rolar outros posts sobre isso por aqui.

Desde já, valeu por todo mundo da turma de seminário de TCC que me deu altos toques até que eu formulasse um projeto massa. 😉

Hasta!

One comment

  1. Égua mana, adoro TCCs viagem! rs
    Ahaza mulher!
    Me avisa qndo for a defesa!

    Abs



Deixe um comentário

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Grupo Ecosol

Grupo de Pesquisa em Economia Solidária

Das Lutas

Coletivo

[PONTO DE PAUTA] para o livre debate.

Destina-se a abordar criticamente acontecimentos relacionados à política, à economia e à cultura no Brasil, na Amazônia e no Pará em contraponto com a visão editorial conservadora dos chamados grandes órgãos de comunicação.

Ginecosofía

Sabiduría Ancestral de las Mujeres

CINE CCBEU

Em fase de treinamento.

Cine Líbero Luxardo

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

CINE OLYMPIA

Em fase de treinamento.

Centro Cultural SESC Boulevard

Em fase de treinamento.

BLOG DO BARATA

Em fase de treinamento.

Site da Enecos

Em fase de treinamento.

Xingu Vivo

Em fase de treinamento.

Hupomnemata

Em fase de treinamento.

Manuel Dutra

Em fase de treinamento.

